Qual o CPK de sua Transportadora?

by Patric Dall asen
1 ano ago
616 Views

A grande pergunta é — Sr. Gestor você conhece o CPK de sua empresa?

CPK consiste na denominação de Custo por Quilometro rodado, essencial para uma gestão eficaz de frotas. É com esse indicador que podemos entender a composição de custos – Custos Fixos, custos Variáveis e Despesas Operacionais. Amparados com esse indicador podemos analisar desvios, desperdícios e responder a seguinte pergunta – Nossa operação nos rende Lucro ou Prejuízo?

Mas enganasse quem acredita que esse indicador é de simples apuração. Para se ter uma ideia, não nos basta apenas coletarmos informações como gastos com combustível, manutenção e salários, essas informações serão validas, mas além delas todos os gastos devem fazer parte desse cálculo e deverão ser mensurados. Essa apuração se torna então de especial acompanhamento, pois, com ela podemos identificar possíveis pontos de redução ou oportunidade de investimentos. Com a identificação de variáveis, encontraremos custos desnecessários que devem ser eliminados. Além da redução, podemos otimizar processos, pois, teremos base para análise das melhores rotas, custo de cada viagem e oportunidades.

É dever do Gestor ter uma visão ampla de toda a cadeia de custos. Será com essas informações que poderá perceber mais claramente onde deverá ser o foco de sua atuação os pontos de melhorias a serem trabalhados e onde se encontra a maior Lucratividade de sua operação.

Façamos nossa lição de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *